sábado, 9 de agosto de 2008

O poder das palavras


A cada dia que passa fico mais impressionado com o poder que algumas palavras podem exercer sobre as pessoas. Comigo, pelo menos, é assim. Desde criança sou assim. Uma frase dita num momento qualquer, de qualquer maneira, pode me deixar muito mal.E parece que o tempo não conseguiu realizar essa mudança. Aliás, o tempo não mudou quase nada em mim, nem a cara! (hahahah)Quando estava no Ensino Fundamental, uma professora de Língua Portuguesa, Nilcéa, contou uma histórinha. Ela disse que uma vírgula pode mudar o rumo da vida de uma pessoa. Nas linhas que se seguem vou contar o que ouvi dela. Certa vez, um homem estava sob julgamento por ter cometido um crime. Ele ia ser condenado pelo corpo de jurados, mas um deles sabia que esse homem era inocente. Portanto, na hora de assinar a ata, ele alterou a frase que era a seguinte: "Condenado, não absolvo." Como o jurado tinha certeza da inocência do réu, alterou o documento que ficou da seguinte forma: "Condenado, não, absolvo."
O que ela quis dizer ao contar essa história? Que um detalhe na comunicação pode fazer toda a diferença. E isso não se restringe somente às frases escritas. Na sua oralidade, a escolha das palavras e a forma com que você as dirige às pessoas são de suma importância.
Ainda digo mais, cada palavra é única. Traduz perfeitamente o que você quer dizer. Talvez seja por isso que não acredito em sinônimos, pois nada quer dizer alguma coisa...
Palavra é a tradução do que se sente. Pense nisso!

3 comentários:

Bel Bonotto disse...

FATO!
Palavras podem significar muita coisa, temos que pensar bem antes de dizer qualquer coisa - mesmo eu sendo muito impulsiva ... vou melhorar, prometo! rs.
Beijos, Milgo.

Bruno Nery disse...

Muito maneiro o texto!!

Engraçado que existem pessoas que acham que uma vírgula ou algum outro sinal é um mero detalhe.

Escrevem algo e acham que faltam vírgulas no texto, aí vão e "salpicam" algumas vírgulas pra ficar mais bonito! ahahah

Não de dão conta que podem mudar totalmente o sentido do que queriam escrever.

Fora a importância do uso das palavras, da escolha que fazemos delas. Tive um professor de lingüística que dizia que as palavras ficam num armário, como nossas roupas e de acordo com a ocasião fazemos uso delas.

Perfect post!!

abraçãoooo

;)

Vanessa disse...

Texto maravilhoso! É isso aí, meu "pimo" jornalista! Cada vez melhor!