sábado, 9 de agosto de 2008

O poder das palavras


A cada dia que passa fico mais impressionado com o poder que algumas palavras podem exercer sobre as pessoas. Comigo, pelo menos, é assim. Desde criança sou assim. Uma frase dita num momento qualquer, de qualquer maneira, pode me deixar muito mal.E parece que o tempo não conseguiu realizar essa mudança. Aliás, o tempo não mudou quase nada em mim, nem a cara! (hahahah)Quando estava no Ensino Fundamental, uma professora de Língua Portuguesa, Nilcéa, contou uma histórinha. Ela disse que uma vírgula pode mudar o rumo da vida de uma pessoa. Nas linhas que se seguem vou contar o que ouvi dela. Certa vez, um homem estava sob julgamento por ter cometido um crime. Ele ia ser condenado pelo corpo de jurados, mas um deles sabia que esse homem era inocente. Portanto, na hora de assinar a ata, ele alterou a frase que era a seguinte: "Condenado, não absolvo." Como o jurado tinha certeza da inocência do réu, alterou o documento que ficou da seguinte forma: "Condenado, não, absolvo."
O que ela quis dizer ao contar essa história? Que um detalhe na comunicação pode fazer toda a diferença. E isso não se restringe somente às frases escritas. Na sua oralidade, a escolha das palavras e a forma com que você as dirige às pessoas são de suma importância.
Ainda digo mais, cada palavra é única. Traduz perfeitamente o que você quer dizer. Talvez seja por isso que não acredito em sinônimos, pois nada quer dizer alguma coisa...
Palavra é a tradução do que se sente. Pense nisso!

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

O começo...


Sonhar não custa nada e o meu sonho é tão real. Devido aos últimos acontecimentos, não tinha como começar esse post de outra forma. Abertura criativa (ou nem tanto), como ensinado por Maristela Fittipaldi, uma das responsáveis por fazer eu conquistar o início da minha carreira.

Pois é, às vezes a gente acha que alguma coisa é impossível e não se dá conta de que o impossível é apenas uma parte de um desafio que deve ser enfrentado. Quando você quiser alguma coisa, busque, trabalhe e lute por ela. Sem esforço e dedicação você não conseguirá mesmo!

Nunca se menospreze. Nunca ache que você é incapaz. Nunca diga nunca. Pois, segundo Luís Carlos Veríssimo, quando a gente acha que tem todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas. E não é que é verdade?!?

Para alguns esse post está meio abstrato. Outros entenderão perfeitamente. Alguns o lerão e se sentirão auto-ajudados, mas ele é simplesmente uma parte da expressão do sentimento que o autor tem no momento e que não caberia nem em um oceano, muito menos transcritos em alguns meros caracteres.

Hoje, agradeço a todos que de alguma forma contribuíram para que eu sinta o que estou sentindo nesse momento. Àqueles que me ajudaram direta ou indiretamente. À família que sempre acreditou em mim. Aos verdadeiros amigos que estão do meu lado, dia-a-dia, que ficaram felizes por cada etapa concluída com sucesso. Aos meus professores e à minha eterna supervisora (Vanessa Santos) que corrigem diariamente os meus erros, e que, segundo um deles, "quanto mais chochado, mais chances você terá no mercado", não é, Joseti? E a Deus, que não preciso nem comentarrr...

Se você ainda não alcançou aquilo que quer, espere, porque tudo o que é seu está guardado e como diz a Xuxa, o que tiver que ser, será!